Pular para o conteúdo principal
NADA É PARA SEMPRE


Conheci Ernesto quando estudantes no antigo ginásio. Ele vinha transferido de um seminário católico, pois havia desistido da carreira eclesiástica e se matriculou no colégio estadual.  Ser padre não era mesmo sua vocação e jogou a toalha bem antes de se criar muita expectativa na família, profundamente católica. Fez como Bentinho, o casmurro personagem de Machado de Assis, que desistiu da igreja pela paixão por Capitu, a moça dos olhos de ressaca.
               Mas não havia uma Capitu na vida de Ernesto, pelo menos enquanto fazia o ginásio. Mas no final do colégio a sua Capitu, aliás, a Madalena, apareceu em sua vida. Era uma moça um pouco mais velha que ele. Não era nenhuma beldade e também não tinha o olhar enigmático da personagem do romance Dom Casmurro. Usava longos cabelos, que quase cobriram seu rosto fino e comprido. Tinha um sorriso bonito e simpático, sugerindo ser uma pessoa amável e generosa. Inteligente e dedicada, logo se formou na escola normal e em pouco tempo já era professora primária. Formavam um casal bastante moderno. Participavam ativamente da vida comunitária, tanto na igreja do bairro, como nos movimentos sociais. Da vida comunitária para o engajamento em movimentos pelo fim da ditadura militar foi rápido e o casal participou ativamente de movimentos estudantis e trabalhistas.
               Madalena era ajuizada e forçou o namorado a poupar desde cedo e juntos compraram um pequeno terreno onde aos poucos construíram uma modesta casa para morarem depois do casamento. Com a casa própria, estava tudo pronto para um feliz casamento pequeno burguês. Isso aconteceu pouco tempo depois, mas não poderia ser um casamento nos moldes tradicionais. Eles eram diferentes, engajados politicamente, cultos e anticonvencionais. O convite de casamento longe dos padrões usuais era uma declaração de amor diante dos parentes e dos amigos. A cerimônia foi realizada numa igreja onde o pároco era progressista e se dispensou os aparatos usuais como o vestido de noiva e o tradicional terno e gravata. Todos reunidos no centro da igreja, o casal falou sobre o seu amor e houve oportunidade para os parentes e convidados falarem sobre o evento. Até eu me aventurei a falar e confesso que falei demais e cheguei a ser inconveniente. Eu com outros amigos havíamos tomado algumas cervejas antes e hoje dou conta de que deveríamos ter ido para casa e não para uma cerimônia de casamento.
             Casados e felizes desejando que fosse para sempre, o casal cuidou de ter filhos para perpetuar a espécie ou povoar a terra de acordo com um mandamento bíblico. Mas a Madalena engravidou várias vezes e não conseguiu levar a gestação até o final. Como eram esclarecidos, eles não se acabrunharam e buscaram a adoção como solução para o problema. Soube através de uma amiga próxima do casal que eles adotaram duas meninas.
         Nunca mais vi o casal, imaginando-os envelhecendo e felizes até que passadas quase duas décadas encontrei o Ernesto em uma livraria da cidade. Depois de uma rápida conversa perguntei pela mulher. Desconversou e entendi que estavam separados. Não era o momento oportuno para fazer perguntas sobre as causas do fracasso de um casamento que foi bastante inovador para os padrões da época. De qualquer forma foi um choque saber que aquele amor cantado em prosa e verso pelo Ernesto não se sustentou para a eternidade.
            Muitos anos depois voltei a encontrá-lo e pude então saber um pouco mais sobre os problemas que levaram ao fim um relacionamento que prometia ser bastante promissor. O Ernesto confessou, muito a vontade, que saíra do armário. Com uns trinta e poucos anos de idade e quase dez de casado, resolveu separar-se de Madalena, pois estava cansado de reprimir sua sexualidade e ser infeliz. Confidenciou-me que foi fazer terapia com um arrojado analista que o convenceu a liberar sua sexualidade.  Como ele sempre foi muito avançado em relação aos costumes, não teve duvidas e mandou às favas as convenções sociais e casou-se em grande estilo com um novo amor que também vivia aprisionado em um armário pouco confortável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã