Pular para o conteúdo principal

QUE TAL ENTRAR EM UM LIVRO E VIVER A HISTÓRIA?

Num sábado preguiçoso, vi o filme “Coração de tinta”, baseado no livro homônimo que conta a fantástica história de um leitor que tinha poderes mágicos, sendo capaz de fazer os personagens saírem dos livros e viverem entre os mortais ou os mortais entrarem nos livros ao ler em voz alta.  E foi assim que um malabarista saiu do livro e passou a viver perambulando pelas ruas com seu bichinho de estimação, lembrando sempre da mulher que ficou no livro e nunca mais encontrou. Ao mesmo tempo escapou do livro o perigoso bandido Capricórnio e seu bando que sequestrou a mulher do leitor. O pobre homem passa anos ao lado da filha procurando outro exemplar do livro para tentar localizar a mulher. Enquanto isso é perseguido pelo malabarista que quer que ele leia o livro para que possa retornar. Ele tem medo de ler o livro, pois não sabe o que pode acontecer.
Que história maluca! Fui para a cama pensando na possibilidade de entrar na história de algum livro. Pensei em vários do Machado de Assis, do Jorge Amado, do Milton Hatoum, Ernest Hemingway, Sommerset Maughan entre outros. Mas acabei por escolher o Grande Sertão Veredas do Guimarães Rosa, um livro relido há pouco tempo e que ainda está circulando preguiçoso pela minha memória de lembranças escassas.
E fiquei matutando como não seria fantástico entrar nas maravilhosas aventuras do jagunço Riobaldo e seu companheiro ou companheira Diadorin pelos sertões das gerais, cavalgando noite e dia, confrontando ao lado de Joca Ramirez o tinhoso Hermógenes. Acabei dormindo e sonhando que estava no bando ao lado do Riobaldo conhecido como Tatarana ou Urutu branco. Cavalgamos lado a lado a sombra dos juritis proseando, contando causos. E foi ai que ele me confidenciou sua paixão pelo Diadorin. Ele sabia que o seu companheiro era homem mesmo, apesar de ser um rapaz bem apessoado, louro de olhos azuis como céu. Foi aí que me lembrei de que nos sonhos temos poderes mágicos, podendo fazer qualquer coisa que quisermos. Então me ofereci para transformar o Diadorim numa mulher de verdade, pois não estando na história poderia contar o final do livro em que ele iria descobrir que o fruto de sua paixão era mesmo uma moça.
Mas ele não quis saber do final da história temendo que ele pudesse morrer ou mesmo o Diadorin. Queria mesmo viver a história até o final e que sua vida e a de Diadorin estavam por conta do Guimarães Rosa. Ele que resolvesse a história do jeito que mais gostasse. Ele que não queria se intrometer conhecendo o final. Ao lhe contar que a história já estava escrita e que ele não poderia mais mexer no final, pois o escritor já havia morrido, Riobaldo entrou numa profunda tristeza, mas não quis saber o final da história. Chegou até a pensar em sair do livro com a minha ajuda, mas teria que ser junto com o Diadorin, que jamais concordaria em sair do livro, pois como filho de Jóca Ramires, tinha uma missão que era vingar o pai. Saindo do livro iria se perder pela vida e nunca mais encontraria o Hermógenes.
Contei-lhe que os tempos das lutas de bandos de jagunços pelas gerais já havia acabado há muitos e muitos anos e que os sertões estavam cortados por estradas asfaltadas com carros circulando por todos os lados. Polícia não faltava e que os jagunços eram figuras do passado que não voltariam mais. Você vai ter de viver trabalhando em fazendas como peão, em fábricas ou no comércio. Como consolo poderia contar suas histórias nos serões, narrando as suas violentas aventuras pelas gerais.
Riobaldo ficou ensimesmado, pitando seu cigarro de palha e observando o horizonte repleto de buritis. De repente esporou o cavalo e saiu em disparada gritando: “Jagunço não morre de véspera e vamos caçar a praga do Hermógenes” e sumiu no mundo. Acordei tentando gritar para que ele me esperasse para continuarmos a conversa. Mas o dia já estava clareando e tive ainda a impressão de ter ouvido o barulho de patas de cavalo marchando pela minha rua.  Será que o Riobaldo veio atrás de mim?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã