Pular para o conteúdo principal
POEMAS PARA UMA CONTA DE MAIS

Gosto de poesia, mas confesso que sou ignorante sobre o assunto. Gosto porque sinto que gosto, me emociono, me encanto, mas longe de mim teorizar sobre os escritos que vem do fundo da alma, que expressam às vezes o lado sombrio da existência.  Lembro-me do Rainer Maria Rilke em Cartas para um jovem poeta, presente de um velho amigo que me acreditava um poeta aprendiz. Confesso que depois de ler, fiquei tempos sem escrever, pois não sabia se o que escrevia era mesmo poesia. “Não faça poesia sobre acontecimentos, pois não é poesia...”
Mas estou diante do livrinho de poesia da amiga Bete Cunha, Poemas para uma conta de mais, cujo nome sugere um poema cartesiano. Poema pode ser a soma de tudo e mais alguma coisa. O livro é bilíngue e algum leitor distraído pode pensar que se trata de uma autora nascida em algum lugar das Américas em que o castelhano se tornou dominante. Mas não, ela é daqui mesmo, nascida em São Caetano do Sul, de pai cearense e mãe de origem italiana. Essa mistura de etnias que o pai trouxe dos confins do Brasil, índias, portugueses homens, mulheres negras vindas da África se amalgama com uma descendente de italianos, cuja formação envolve também noutras tantas etnias, como gregos, fenícios, mouros, vândalos etc.
Mas por que um livro de poesia em português e espanhol? Bete talvez tenha um sonho, o de tornar a América Latina uma só, nem portuguesa, nem espanhola, mas ibérica.  Eu ainda lhe pergunto se considera a sonoridade espanhola mais musical do que a portuguesa. Ela não saberá responder e talvez se limite dizer: Ya no sé de mis fronteras/ me he perdido entre las tuyas/ no sé si vou o comienzo...”
Em Te ouço, ela diz: “Por entre as sombras, nas dobras da luz, eu te procuro.”  E aí me lembro novamente de Rilke quando ele diz: “Fale das suas tristezas e dos seus desejos, dos pensamentos que o tocam, da sua fé na beleza”.
“Ninguém/nem améns/poderão celebrar a missa dos demais. Eu e você sós/ nessa conta de mais”. Para o criador nada é pobre, nem uma conta de mais, não há coisas mesquinhas ou indiferentes. A conta de mais soma coisas, soma lembranças, soma esperanças, soma desejos não realizados. Mas as contas de menos, subtraem de nossas memórias aquilo que perdemos ou que não desejamos.  Como diz Bete no poema, somos in-divíduos, únicos e inexpugnáveis. Ninguém  “... saberá de nós o que fomos”.
Em essência, os versos “Tempo,/ tempo passado/ presente, futuro/ relativizações da essência de um igual”, me lembraram T.S.Eliot: “O tempo passado e o tempo presente/ Estão ambos talvez presentes no tempo futuro/ E o tempo futuro contido no tempo passado./ Se todo tempo é eternamente presente/ Todo tempo é irredimível.” .Não sei se a Bete Cunha leu esse poema, mas ela e Eliot concluem de forma diferente a reflexão sobre o tempo. Para a poeta é tudo relativo, mais um experimento. “Em la curva dos los años, em el espacio del aprender...”. Enquanto Eliot se perde em sua erudição sem fim, uma perpétua possibilidade em direção à porta que jamais será aberta.
Enfim, ler os poemas para uma conta de mais foi prazeroso, e me ajudou a rever Rainer Maria Rilke e seu pequeno livro para entender um pouco mais de poesia e sentir o “cheiro de terra amanhecendo no ar”. Bete ainda tem muitos versos escondidos escritos desde os nossos tempos de juventude inquieta e esperançosa, mesmo sem esperanças que precisam emergir em novos livros para somar às nossas contas.
Poemas para uma conta de mais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã