Pular para o conteúdo principal
Eta cafezinho bom!

O café está glamorourizado. Virou uma bebida sofisticada com degustação e outros adereços. Um barista é capaz de descobrir no aroma de um café, notas de amêndoas, sabor de cítricos ou um leve toque de cacau fresco. Alguns se arriscam em afirmar que determinada marca de café gourmet tem traços de alma penada com sofrimentos frutados. Brincadeira? Pode até ser, mas algumas fragrâncias detectadas por alguns baristas, imitando os someliers são dignas da imaginação criadora, não acessíveis aos comuns dos mortais.
Já ficaram conhecidas variedades de café cujas amêndoas passaram pelo aparelho digestivo de alguns animais, como gatos selvagens de uma região asiática ou mesmo de uma gralha brasileira do Espirito Santo. Nos dois casos os bichos ingerem os frutos dos cafeeiros, digerem a casquinha adocicada e evacuam os grãos, que são recolhidos, limpos e higienizados para serem consumidos como um dos cafés mais caros do mundo. Os saboreados pelos gatos selvagens chegam a custar a bagatela de 500 dólares o quilo. Os digeridos pelas gralhas brasileiras não chegam a tanto, mas fala-se em cifras em torno de 200 dólares. A justificativa para tamanho preço é que as enzimas digestivas dos animais agregam notas diferenciadas de sabores ao grão, imperceptíveis aos reles mortais.
Não há nada que prove alguma diferenciação nestes cafés especialíssimos, mas o fato de dar muito trabalho para coletar os grãos espalhados pelas plantações e a retirada dos resíduos fecais podem justificar os preços inflacionados. Há toda uma mística em torno do assunto, mas me desculpem os baristas altamente especializados, mas esses cafés passaram, em sua cadeia produtiva, pelo popular e pouco sofisticado cocô.
Mas cá entre nós, eu adoro café e desde muito pequeno. Na casa dos meus pais sempre curtíamos café feito no coador de pano variando entre a colocação do pó no coador ou depositado diretamente na caneca de água, ainda no fogo, antes de coar. O café em casa tinha um sabor muito especial e era diferente dos cafés vendidos no mercado por uma razão muito simples. Nossos parentes de Lavinia, região noroeste de São Paulo, cultivavam café numa fazenda de mais de 100 alqueires e nos enviavam em todas as colheitas, um saco bem granado de grãos tipo arábico, o mais comum por essas bandas. A encomenda chegava a estação de trem de São Caetano e meus pais eram avisados por telegrama para retirarem o produto despachado depois de uma viagem de mais de 600 quilômetros de estrada de ferro. Na época esta estação tinha uma arquitetura em estilo inglês do início do século passado como a Estação da Luz. Uma carroça era contratada para fazer o transporte e aí começava um processo que, diga-se de passagem, eu detestava. O café era torrado por mim, que ficava privado de jogar minhas peladas nas ruas ou de brincar com carrinhos de rolimãs por dois ou três dias até que uma lata de vinte litros de café estivesse torrado. Depois vinha a outra tarefa que era moer o dito cujo até encher pequenas latas para o consumo diário.
Esse café, pelas minhas lembranças olfativas e gustativas tinha um sabor especial. Talvez porque na torrefação manual ficava levemente fora do ponto ou mesmo porque durante a viagem o saco vinha misturado com galinhas e porcos que eram transportados pela estrada de ferro. Mas minhas tarefas não ficavam por aí. Aprendi a coar ou passar um café digno de elogios por toda a família e visitantes que passavam sempre lá em casa para degustar o nosso delicioso café. Um vizinho, chamado Antônio Piffer, um simpático velhinho italiano era um degustador habitual do nosso café. Quando não tinha a bebida pronta minha mãe gritava: “Renato, venha fazer um cafezinho pro nono” e completava para que ele não pensasse que era por preguiça: “Ele sabe fazer um ótimo café, seu Antônio”.  Como eu gostava muito do nono, era com prazer que fazia e servia o cafezinho em troca de algumas boas charadas e histórias de sua Itália.
Hoje com a profusão de variedades de cafés (existem por volta de quinhentas), ainda não consegui identificar o café de Lavinia, cultivado pelos meus parentes até os anos sessenta. Por melhor que sejam os expressos da melhor qualidade, sempre falta um toque de saudade da minha casa, dos meus pais, que nunca mais vou encontrar em lugar nenhum.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã