Pular para o conteúdo principal
A OLIVEIRA DO CEILÃO


Cansado dos negócios da carne no seu sentido literal, quando via diariamente cadáveres de bois, porcos e galinhas, um velho amigo dos tempos idos resolveu partir para a vida bucólica do campo. Passou nos cobres a sua rede de açougues, que apesar de bastante rentável, dava muito, muito trabalho, pois não tinha fim de semana ou feriado para o merecido lazer. Todo dia é dia de carne na mesa das pessoas.
               Perambulando pelo interior viu muitas propriedades, algumas maravilhosas, mas que não cabiam em seu bolso. Até que um dia descobriu em Pinhalzinho, perto de Bragança, um bucólico sítio, com boa nascente e boa terra. Era uma antiga fazenda de café, com o seu velho terreiro sustentado por uma muralha de pedra cujas origens remontam os tempos da escravidão. Lá encontrou até uma pequena senzala, onde o primeiro proprietário mantinha sua escravaria. O velho casarão ele decidiu demolir, mesmo contrariando a Guta, sua mulher, que teria preferido restaurar a antiga sede de fazenda em nome da preservação da memória histórica. Ao ouvir conversas de que ali morreram muitos escravos e que o cruel proprietário cortava as mãos dos fujões, não sossegou enquanto não viu as paredes colocadas abaixo, juntamente, com as lembranças de sofrimentos.
               Outra coisa que encantou o casal foi descobrir uma velha oliveira do Ceilão, carregada de belas azeitonas. As frutas são um pouco mais compridas do que as européias e a árvore bem maior. A Guta imediatamente visualizou dezenas de vidros de conservas de azeitonas nas prateleiras da cozinha.
               Fechado o negócio colocaram as mãos à obra. Construíram uma boa casa para acomodar a família que estava crescendo, além de uma grande área de lazer com churrasqueira, fogão a lenha e salão de jogos. Aproveitando a bela nascente, botaram abaixo um bambuzal e construíram um belo lago para a criação de peixes e também para a garotada dar uns mergulhos nos dias de verão. O fim do bambuzal deu alguns problemas, pois um antigo empregado descontente com a demissão denunciou o desmatamento do bambuzal, o que acabou rendendo uma multa ambiental. De nada adiantou tentar provar para o fiscal que eles haviam plantado muito mais árvores do que existiam originariamente no terreno.
               E as azeitonas do Ceilão? Guta com todas as suas habilidades tentou, em vão, transformá-las nas apetitosas conservas para enriquecer os pratos que preparava. As frutas depois de cozidas de acordo com os padrões lusitanos apodreciam. Desanimada, abandonou o projeto. A oliveira do Ceilão continua lá e seus frutos não atraem pássaros ou bichos rasteiros e apodrecem inutilmente durante todos os outonos. Guta uma educadora de profissão e doceira por distração, preferiu preparar doces variados e deliciosos que serve para os amigos que se empanturram após as lautas refeições, mas continua frustrada por não aproveitar as azeitonas do Ceilão.
               Escrevendo para um velho amigo que residiu alguns anos no Ceilão, eis que resolvemos o problema da Guta. O velho Dedo Thenório um aventureiro errante que a duras penas aprendeu o idioma local e também a sua botânica, deu-me o prazer de enviar uma receita para o aproveitamento das falsas azeitonas, que prazerosamente encaminhei à amiga Guta. As tais azeitonas falsas podem ser preparadas através de deliciosas compotas doces ou salgadas.

               Enquanto a Guta vai preparando as suas compotas, seu zeloso marido tenta tocar uma harpa paraguaia, que comprou em uma de suas viagens à tierra Guarany.  O problema é que o rapaz não consegue tirar mais do que um truumm, truumm, o que está tirando o sono da família e da vizinhança. Dois velhos amigos, para consolá-lo, até compuseram uma guarânia em sua homenagem, enaltecendo a sua história de vida. O ex-pintor, ex-professor, ex-sociólogo, ex-açougueiro continua tentando tirar algum som agradável do instrumento e com isso até os pássaros se afastaram do seu belo recanto. 

Comentários

  1. Muito gostosa a leitura desta crônica, Ladeia. Parabéns mais uma vez1

    ResponderExcluir
  2. Será que o Dédo sabe mesmo falar a lingua do Ceilão?
    Até posso acreditar, pois ele sabe de tantas coisas...
    Parabens, Renato, muito bom de ler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã