Pular para o conteúdo principal

QUAL É A MÚSICA DO CHICO QUE VOCÊ MAIS GOSTA?

Um velho amigo fã incondicional do Chico Buarque fez uma enquete com várias pessoas do seu relacionamento para saber qual era a música preferida composta pelo grande compositor.   Parecia fácil, mas qual o quê; todos vacilaram na escolha, pois seria mais simples escolher algumas das melhores. Não podia. Tinha que ser apenas uma, era um tiro só e não podia errar nem se arrepender. Diante da pergunta fiz um retrospecto geral na obra do compositor e optei por uma bela canção que ele fez com o Edu Lobo, Beatriz.
Por que escolhi a Beatriz, uma das muitas canções que o Chico dedicou a um nome de mulher?  Depois de Carolina, Januária, Cristina, Joana Francesa e por aí vai, Beatriz, composta para o espetáculo Circo Místico, para mim foi a mais bela letra ou um dos mais belos poemas da música popular brasileira. Há quem diga que ele escreveu para a sua ex, a Marieta Severo. Bom seria se não fosse, para tão grande amor, tão curta a vida.
Escolher uma única música preferida é uma opção difícil, ainda mais de um compositor de uma extensa obra, construída durante mais de cinquenta anos. Mas existem algumas músicas que são marcantes em nossas vidas, como aquelas que dançamos como a primeira namorada ou com a cara metade com a qual nos comprometemos a passar o resto dos nossos dias, mesmo que isso não tenha sido possível. Músicas que ouvimos junto com os velhos companheiros de juventude, em épocas difíceis, quando precisávamos tomar decisões importantes em nossas vidas. Algumas músicas ligadas a filmes que nos emocionaram profundamente e ficaram em nossas memórias e nos tocam sempre que ouvimos. Particularmente, lembro-me com saudades da música “Sempre aos domingos”, numa versão de uma canção francesa que tocava no grupo escolar do bairro lembrando a criançada que estava na hora de ir para a escola. Essa música me emociona, transportando-me para a infância em um bairro de subúrbio.
Alguns amigos escolheram canções de protesto, como Apesar de Você, mesmo que o Chico nunca tenha escrito letras de contestação declarada. Ele sempre preferiu ser mais sutil em suas críticas ou como ele mesmo disse: “Ser objetivo subjetivamente”. Essa canção foi marcante na época, pois conseguia criticar o regime militar de forma indireta, lembrando que o poder é efêmero, que as coisas mudam e sempre depois da noite surge um novo dia de esperanças de liberdade. Muitas pessoas cantavam o samba sem entender o seu sentido implícito, acreditando que era o desabafo de alguém desprezado pela mulher amada, mas que também podia ser isso, pois a canção tem duplo sentido.
Outras dezenas de belas canções do Chico foram lembradas no momento da escolha, como aquelas compostas para a peça "Calabar, elogio a traição". Com relação a essas, para mim ficou sempre a dúvida se o Chico participou das letras, pois foram feitas em parcerias com o poeta e dramaturgo lusitano Ruy Guerra, que ficou esquecido em razão da idolatria ao nosso grande compositor. Pode ser que o Chico deu uns palpites para ajustar as frases das letras às frases musicais, mas para mim a maioria das letras tem a cara do Ruy.
Enfim, todos escolhemos as nossas canções preferidas ou mais preferidas ou aquelas que foram lembradas no momento da pergunta. E não valia mudar de música depois. Escolheu e acabou. Mas ficou a intrigante pergunta que todos fizeram a ele: “Por que?” Ele não respondeu e apenas dizia: “Escolha a preferida e pronto”. Tempos depois, recebi um telefonema e ouvi a canção Beatriz. Depois da música, a voz amiga desejando um feliz aniversário, cuja data eu nem estava lembrando. Ah como foi bom lembrar-se da data natalícia com uma bela canção do Chico! Evoé meu amigo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã