Pular para o conteúdo principal

FÉRIAS NO INTERIOR E OUTRAS HISTÓRIAS

Ao ler uma crônica do José de Souza Martins sobre as férias no interior, tive a sensação de que perdi o trem. Explico: há tempos pensei em escrever uma crônica com o mesmo tema e o velho Professor Martins me passou a perna, no bom sentido, é claro. Acontece que ele, como eu, morava em São Caetano do Sul, o C do ABC e também passávamos as férias no interior e tomávamos o mesmo trem em direção à Estação da Luz e de lá para o paraíso. Ele para Pinhalzinho, perto de Bragança Paulista e eu para Lavínia, na Noroeste de São Paulo.  A estação antiga tinha um ar romântico talvez por conta do estilo que os ingleses, fundadores da São Paulo Railways, trouxeram para o Brasil.
Tenho boas lembranças do sociólogo cronista, além dos seus livros e artigos, como a palestra que ele apresentou na Fundação Santo André nos anos 70 sobre a música caipira. Depois de uma análise teórica sobre a diferença entre música caipira e música sertaneja - que muita gente pensa que é a mesma coisa - e suas origens de natureza antropológica, sociológica e econômica, ele ainda deu de brinde, para a plateia, algumas modas de viola, num modesto toca-discos portátil, acompanhadas de uma  análise sociológica e antropológica. Lembro-me que foi emocionante ouvir o cateretê Boi de Carro, em que o Tonico e Tinoco comparam a vida do boi de carro usado e abusado nas lides da fazenda com a vida do peão, que são descartados no ocaso de suas existências. O boi de carro ia para o matadouro e o velho peão ia viver de favores, caso encontrasse alguém disposto a tal.
Mas voltemos às férias do interior. O ritual era o mesmo descrito pelo Martins. Pegávamos o trem por volta das sete horas da noite, com meu pai carregando as malas mais pesadas, minha mãe contando os filhos (eram cinco) com medo de deixar alguém para trás. Os preparativos eram sempre fascinantes. O tempo não passava até a hora de embarcar em direção ao interior. Pegávamos o trem que ia até Bauru, onde fazíamos a baldeação para o embarque em outra composição que ia até Andradina, divisa com Mato Grosso, que naqueles tempos ainda não era do sul. Íamos sempre de segunda classe ou classe econômica. Os bancos eram de madeira e doía o traseiro, mas tudo valia a pena, pois as nossas almas de crianças não eram pequenas.
Chegávamos a Bauru quase de madrugada e quase em seguida embarcávamos num outro trem até Lavínia, uns sessenta quilômetros depois de Araçatuba, a cidade onde os reis do café e do Gado se defrontavam disputando poder. A música Rei do Gado menciona Ribeirão Preto, mas há controvérsias.  O rei do café estaria engravatado fumando charuto cubano, acesos com notas miúdas de cruzeiros e o rei do gado, que chegara com uma comitiva, trazendo nas roupas a poeira da estrada.
Daí pra frente meus olhos de menino curioso e sonhadores ficavam grudados na janela atentos à paisagem que passava depressa por mil olhos que a seguiam nos vagões. Campos, plantações, rios, lagoas. Aos poucos as casas iam aparecendo, um pouco esparsas, até chegar aos pequenos centros urbanos que eram, naquela época, as cidades do interior. As estações, ainda no velho estilo inglês, com seus arcos de ferro fundido e madeira pintada de uma cor avermelhada, recebiam o trem, que ia apitando e reduzindo a velocidade até parar para alguns viajantes descerem e outros embarcarem. A cada parada, perguntávamos: “Chegamos Mãe?”. “Está longe, muito longe, respondia ela pacientemente”. Eram mais de vinte horas de viagem, quando não ocorria algum atraso.
Ao entardecer a pequena Lavínia aparecia no horizonte, logo depois de Valparaíso.  Cafezais dominavam a paisagem junto às invernadas salpicadas de bois.  Bem antes meu pai e minha mãe já colocavam as malas e sacolas no chão. Novamente minha mãe contava os filhos com atenção redobrada no caçula. Enfim chegávamos e começava outra etapa da viagem.
Alugávamos uma charrete e partíamos em direção à fazenda de um tio, onde ficávamos hospedados. A pequena viagem era ainda mais emocionante do que a de trem. A lenta velocidade do trotar do cavalo permitia apreciar bem melhor a paisagem. Às vezes ficávamos na casa de algum parente próximo da cidade e íamos para a fazenda do Pau d’Alho ou São Vicente no outro dia bem cedo.
O por do sol num horizonte que não tinha fim era outro espetáculo inesquecível. A cada porteira de fazenda (eram quase todas iguais), eu tinha a impressão de que estávamos chegando. Mas qual o que! ainda estávamos longe da Pau D’alho. Enfim, quando menos se esperava o charreteiro parava para abrir a porteira e entravamos na velha São Vicente ou Pau D’Alho, por conta de uma velha árvore que ficava do outro lado da porteira. Eram mais de dois quilômetros por um carreador cortando o cafezal até a colônia, onde moravam os colonos, meeiros e parceiros e logo em seguida a sede da fazenda.
Avisados por telegrama, já éramos esperados com um delicioso jantar, que incluía galinha de Angola e o doce de leite que só a Vicenza, minha prima e madrinha sabia fazer. A Vicenza era um capítulo a parte. Criatura alegre, calorosa e generosa que fazia de tudo para agradar seus hóspedes. Infelizmente ela já partiu, bem mais cedo do que deveria.
Ainda não havia eletricidade por aqueles lados e jantávamos a luz de lampião a querosene, cuja fumaça ajudava a espantar os pernilongos. Depois do jantar a conversa corria solta. Novidades sobre os outros parentes, as colheitas, o preço do gado, política... Em pouco tempo eu já estava dormindo sobre a mesa, tal o cansaço, reflexo da noite mal dormida no trem. O sono era embalado por siri lampos, sapos e pássaros se acomodando nas árvores.
O amanhecer era outra das delícias esperadas. O gado mugindo no mangueirão, os pássaros festejando o dia, o cheiro de café colhido na fazenda, socado, torrado e moído na casa grande. O aroma e sabor eram especiais, bem superiores aos cafés gourmet que proliferam pelas modernas cafeterias. O leite tinha gosto de leite, espumante, denso, encorpado, um luxo. O pão, a manteiga, o queijo, feitos em casa, eram outras iguarias impensáveis na cidade.
O Drummond escreveu um poema sobre a sua infância em uma fazenda em Minas Gerais que termina dizendo que  sua vida era bem mais interessante do que as aventuras do Robinson Crusoé que ele estava lendo.  Eu cá com meus botões, tenho a pretensão de dizer que as minhas aventuras durante as férias na fazenda São Vicente eram também bem mais interessantes do que o livro e também, que me desculpe o José de Souza Martins, eram bem mais emocionantes do que as dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã