Pular para o conteúdo principal

UM CAFÉ COM ANTONIETA SECCO THENÓRIO

Passávamos um fim de semana em Piedade na casa dos Thenórios. Fazia um frio que doía nos ossos. Como sou um madrugador acordei com os primeiros filetes de luz que entraram pela janela e senti uma vontade imensa de tomar um cafezinho bem quente. Logo levantei e fui para a cozinha, evitando fazer barulho para não acordar o pessoal.  Água na chaleira, pó no coador e fiquei esperando o fogo fazer o seu serviço. Enquanto isso fiquei olhando pela janela o gramado que parecia um tapete branco. Sugeria neve, mas não era. Ainda bem. Não sinto nem um pouco de inveja de quem vive onde cai neve. Neve é triste, monocromática e não tem graça nenhuma. 
Mas eis que a água ferveu e comecei a passar o esperado café. Café gostoso, café com cheiro bom, cheiro de roça, cheiro de mato, cheiro de manhã se espalhou pela casa. Logo ouvi uns passos pelo corredor. Era a Dona Antonieta, mãe do nosso anfitrião, que se levantou com o cheirinho da bebida que conquistou a humanidade desde o século XIX.
- Que cheiro bom! Que delícia sentir o cheiro de um cafezinho logo cedo! Não sabia que você fazia café, disse sorrindo a Antonieta.
Sentou-se à mesa e eu a servi e começamos a falar sobre os vários modos de se fazer um bom café, enquanto saboreávamos a bebida naquela distante manhã de inverno.
- Eu gosto de escaldar o coador, pois tira o gosto de pano e café velhos, disse ela.
- Ah eu também faço isso, concordei.
- Eu não coloco o bule sobre a pia. Prefiro colocar uma tábua embaixo, pois assim o café não esfria tão rápido.
- Eu coloco o café bem socadinho no coador, pois ele tira mais sabor do pó, apesar de coar mais lentamente, eu disse estimulando a conversa.
- Nunca tinha pensado nisso, vou experimentar fazer o café assim. Eu não gosto de deixar a água fervendo, pois queima o café, como fazia minha mãe; disse ela confiando-me o segredinho de família.
- Os baristas, especialistas em café, dizem a mesma coisa, que não se deve deixar a água ferver muito. Quando inicia a fervura, deve-se apagar o fogo e começar a passar o café, disse.
- Pra mim barista é coisa de bar. Que nome esquisito para os entendidos em café, mas que bom que eu faço o café certinho; não é mesmo?
- Bom, eu também não sabia o que era isso. Li numa revista na semana passada.´

Faz tanto tempo este diálogo e eu me recordo dele como se tivesse ocorrido ontem. Antonieta era uma mulher alegre, feliz, despreocupada. Parecia que nada atrapalhava seu bom humor e estava sempre de bem com a vida. Quando ligava para sua casa para falar com seu filho era difícil encerrar a conversa, pois ela ia puxando um assunto atrás do outro. Adorava conversar, saber das novidades. Seu marido, Delcy Thenório, cuidava de tudo, dos pagamentos, das compras e da poesia. Antonieta vivia para o marido e para os filhos e netos. Recordo-me que quando visitávamos o casal, ficávamos quase sempre na cozinha. Enquanto ela passava um café o seu Delcy lia seus novos versos. Ela ria de modo feliz por seu marido ser poeta e escrever coisas bonitas e as pessoas gostarem do que ele escrevia.
Para a tristeza de todos, a Antonieta partiu levando com ela o seu sorriso bonito e feliz. A vida ficou mais triste sem ela, mas na memória sempre fica a lembrança, como uma fotografia na parede do tempo passado. Juntou-se ao seu amado Delcy Thenório que deve andar lá a escrever seus versos nas tardes do sono eterno. Entre uma rima outra ele deve pegar a Antonieta pela mão e caminham em direção ao horizonte, sem pressa, sem preocupações. E eles vão sumindo entre as estrelas distantes, como diria seu filho poeta.  

Comentários

  1. Bom dia Renato
    Li e reli esta crônica que tão bem retrata uma pequena parte da vida simples mas repleta de especialidades vividas pela família Thenório , particularmente D. Antonieta e Sr.Delcy .
    Com o passar dos anos a idade aumentando , a necessidade de sono vai diminuindo ,e começo também a ser um madrugador inveterado , e hoje para aproveitar o tempo extra que passo acordado coei um cafezinho aproveitando as dicas relatadas em sua conversa com D. Antonieta , lembrei até de um suporte para coador que foi usado por minha mãe desde seu casamento , e que agora é meu tendo em vista ter sido substituído por algo mais moderno.
    Posso assegurar que hoje meu café ficou mais saboroso , até com um leve cheiro de roça ,
    Reforçado pelo comentário de minha querida esposa que quando acordada com uma xícara deste precioso néctar suspirou dizendo "Hummmm que cafezinho gostoso"!
    É só um café com gosto de saudade.

    Um abraço
    Roberto Maziero

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo Renato. É muito triste mesmo não ter mais a Antonieta e o poeta Delcy em nossa companhia. Tomei muito do seu delicioso cafezinho naquela cozinha sob os auspícios de um bom poético papo do Delcy. O café, no bule sempre com uma rolhinha de madeira no bico. Bons e saudosos tempos que se foram. Obrigado Ladeia pela linda crônica.



    Abraços



    Sinésio Dozzi Tezza

    ResponderExcluir
  3. Querido Renato,
    Que delicioso cardápio o de hoje para o meu café da manhã.
    Degustei lentamente, como um pequena xícara de bom café.
    Muito obrigado, de coração, pelo poema de amizade, de saudade, de amor.
    Dédo
    ----- Original Mes

    ResponderExcluir
  4. Um primor de crônica, Ladeia. Um requinte.
    Parabéns, pronunciado com ênfase.
    Grande abraço,
    Zéca

    ResponderExcluir
  5. Valeu,Renato, por lembrar-me de forma tão saudosa o café da minha querida mãe, com o qual fui criado. Agradeço também ao Sinésio,por ter-se recordado da rolhinha de madeira no bico do bule, marca registrada do meu querido pai.
    Elcio

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Renato, por ter-me lembrado de forma tão saudosa o café da minha querida mãe, com o qual fui criado. Agradeço também ao Sinésio, por ter mencionado a rolhinha de madeira no bico do bule, marca registrada do meu querido pai.
    Elcio

    ResponderExcluir
  7. Renato...também tomei em algumas ocasiões o café gostoso da Antonieta acompanhado de um "como vai Caaaaaaarrrrrliiiiinhos!!!!" tão delicioso e saudoso quanto o café....Abraço.(parabéns ...)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã