Pular para o conteúdo principal

A ROCA DE FIAR

Sempre que visitava antiquários, gostava de ficar observando as antigas rocas de fiar e imaginando que uma delas poderia ter sido de uma das minhas bisavós e até fiquei tentado a comprar uma para deixá-la como relíquia lá em casa. Por sorte, uma amiga de longa data, a Luci, ligou um dia desses avisando que tinha um presente para nós, que ficaria muito bem em nossa casa. Para minha surpresa, era uma roca de fiar, muito antiga, que ela ganhou de presente. Seu patrão se desfez de uma fazenda e ofereceu a ela, entre outros objetos, uma roca, que ela gentilmente nos presenteou. Hoje uma centenária roca de fiar está presente em nossa casa e, além de servir como objeto de decoração, é a alegria do Tom, meu neto, que fica encantado ao girar a roda da roca. Para ele é um divertimento quando vem nos visitar e passa algumas horas em nossa companhia. Ele grita e ri de modo a ouvir-se de longe, como se a roca fosse a máquina do mundo.
Recordo-me, quando criança, que minha mãe contava histórias e nós nos sentávamos à beira da cama para ouví-la. Meu pai depois de alguns minutos já roncava e ela continuava tecendo velhas histórias da carochinha, emendando uma na outra, sempre cutucada pela Neusa, minha irmã mais velha. E a roca de fiar aparecia em algumas delas. A mais conhecida era a da Bela Adormecida, recontada pelos irmãos Grimm. O que é uma roca de fiar mãe? Perguntei mais de uma vez. Ela explicava, explicava e eu não conseguia entender, até quando vi numa gravura de um livro de histórias infantis que apareceu lá em casa. Mesmo assim não consegui descobrir como funcionava.
As rocas de fiar foram inventadas na China ou na Índia há mais de 1000 anos e chegaram à Europa, provavelmente, através dos navegadores portugueses. E foram através dos lusitanos que chegaram ao Brasil colonial. É um instrumento para torcer fios para depois utilizá-los nos teares, que permaneceu praticamente igual durante séculos e séculos. Os desenhos ou fotografias de antigas rocas mostram que eram idênticas as rocas construídas no Brasil e algumas delas ainda existem em museus ou em antiquários. No Brasil, mesmo no início do século XX, ainda se utilizava as rocas para fazer fios. Naqueles tempos, antes da popularização das roupas de confecções, comprar tecidos em lojas ainda era um luxo acessível a poucos. Para a população do interior, muito distante dos centros urbanos, roupas, cobertores, redes, mantas, eram todos feitos em teares bastante rudimentares e a roca era fundamental para a obtenção dos fios.
Minha mãe contava que a avó dela passava horas e horas na roca. Em volta dela, as mulheres conversavam, trocavam informações, fofocavam ou contavam casos; enquanto isso os maridos falavam sobre política na sala. E assim, a velha roca era como uma mídia nos idos tempos. “E o que foi feito da roca de fiar da sua avó”? “Ah! Deve ter sido dada de presente a uma das escravas de meu avô”, respondeu minha mãe. Poucas pessoas se preocupariam em guardar esse objeto para a posteridade. Quem guardou, vendeu como peça de antiguidade.
Enquanto isso, sem suas funções originais, a nossa roca de fiar, que deve ter servido como instrumento de trabalho para várias gerações de senhoras dos confins do Brasil, ocupa seu lugar ao pé da lareira, silenciosa, como convém a um objeto de museu. Nas noites de lua cheia ouço, em altas horas, a sua roda girar. Levanto e vejo uma velhinha pedalando a roca, mas sem nenhum fio para torcer. Volto à cama em silêncio para não incomodá-la e continuo dormindo como sempre estive. Em meus sonhos, sonho que faço coisas durante o sonho.

Comentários

  1. Bem que eu queria ganhar uma dessas, para eu poder fiar a lâ que tenho.. parabéns pelo instrumento; é parte importante até da história da humanidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nikki
      Em Embu das Artes você poderá encontrar rocas originais ou novinhas em folha, a gosto do freguês.
      abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã