Pular para o conteúdo principal

JOHNNY ALF, UM RAPAZ DE BEM

Quando garoto pensava que o Johnny Alf fosse um pianista americano que tocava jazz aqui no Brasil. Depois vi que esse americanismo era fruto de uma época, do pós-guerra e da Guerra Fria, que alastrou a influência americana pelo continente. Pensava-se que para fazer sucesso era preciso ter um nome inglês. O português era, definitivamente, um idioma que não se encaixava muito bem no show-business da época. Alfredo José da Silva, carioca da Vila Izabel como Noel, não fugiu a regra. Negro, de origem muito humilde, órfão de pai, que morreu na Revolução de 1932 quando ele tinha três anos e com mãe empregada doméstica, escapou por pouco de destino que poderia ser o mesmo de milhões de jovens negros e pobres no Brasil. Teve a oportunidade de estudar piano erudito e isso mudou seu destino. Mas não foram apenas os clássicos que fizeram a sua cabeça. Também os grandes jazzistas como Gershwin e Cole Porter, através dos musicais americanos, tiveram influência notável em sua obra musical.
Tocando na noite carioca, descobriu o som bem brasileiro de compositores como Dorival Caymmi e aos poucos foi fundindo a formação erudita com jazzistas americanos e o nosso samba, tornando-se um dos precursores da Bossa Nova, considerada uma revolução cultural na música brasileira. Li também, em algum lugar, que o Dick Farney, cantor americanizado dos anos 50 ao ouvir Johnny Alf, teria dito: “Agora sim, eu posso cantar música brasileira”. O termo Bossa Nova se transformou num sucesso publicitário, sendo utilizado, não apenas em relação à música, mas também a roupas, cabelos, modo de falar, decoração etc. Em todas as camadas sociais o termo era a expressão da moda, da modernidade.
Mas o discreto e tímido Johnny Alf, apesar de ter sido um músico sofisticado, um grande letrista e cantor talentoso, não teve a mesma repercussão dos seus companheiros da noite carioca, como Tom Jobim, Carlos Lyra e João Gilberto. Aliás, dizem os cronistas da época que o Tom não perdia uma apresentação do Johnny Alf numa boate do Rio, tal era a sua admiração. Ficou na penumbra do show-business. Não saiu do Brasil, o que poderia ter mudado o seu futuro. Ao contrário, optou pelo recolhimento, mudando-se para São Paulo e afastando-se dos bares boêmios da noite carioca, o que poderia ter-lhe dado maior visibilidade.
Nos anos noventa, Célia Mattoso, minha mulher, professora de música, descobriu que ele residia na Mooca, onde ela havia nascido e morado. Conseguiu seu endereço e o convidou para vir a São Bernardo, no ABC, para tocar com as suas crianças que se iniciavam na música. Muito simpático e solícito, ele topou na hora. Na escolinha, Johnny conversou, tocou, riu e brincou com as crianças, demonstrando um grande prazer em participar do encontro. Ele ao piano, as crianças na flauta doce, interpretaram suas canções mais conhecidas como: Fim de semana em Eldorado, Eu e a brisa, O que é amar, Nós, entre tantas outras. O encontro para ele foi tão prazeroso e emocionante que dias depois ele ligou para a Célia avisando que havia feito um presente para ela (aniversário) e as crianças: uma peça musical com duas vozes: piano e flauta, com as seguintes dedicatórias:
Criançada e Célia: Vamos em frente porque o Tom é nosso! Johnny Alf, SP, 30/11/1997” e “ Com amor e carinho do Johnny Alf, SP. 30/11/1997”
A peça musical foi na época executada na apresentação de fim ano e o autor foi o convidado de honra, mas infelizmente, por compromissos pessoais, não pode ir. Numa outra ocasião acompanhei a Célia e minha filha, hoje a cantora e compositora Mariane Mattoso, numa visita à sua casa no bairro da Mooca. Seu apartamento era muito simples e ficava na parte superior de um estabelecimento comercial. Johnny nos recebeu timidamente, mas demonstrou bastante interesse em conversar sobre música e seu trabalho. Foi mostrado a ele um vídeo da apresentação dos alunos da escola, entre eles, a Mariane cantando uma de suas músicas, “O que é amar”. Sem demora, abriu o piano e resolveu acompanhá-la ao vivo. Ficou emocionado ao acompanhar uma garota cantando sua música, o que provava que seu trabalho continuava vivo e presente. Comentou ainda que ela tinha sido a única intérprete que não havia desafinado numa determinada passagem da música.
Nesta visita ganhamos de presente, ainda inédito, uma fita k7 do seu último disco, interpretando Noel Rosa. Ao dar a fita disse: “Ouçam e depois me digam o que acharam do velho Johnny Alf cantando o Gago Apaixonado”. Na volta, colocamos a fita k7 no toca-fitas do carro e depois de ouvir o Gago, a Célia telefonou no caminho mesmo: “Johnny, o disco está o máximo e adoramos o Gago Apaixonado na sua voz”.
A Célia o visitou algumas vezes, sempre levando uns docinhos e pães frescos, que ele adorava, muitas vezes acompanhada dos músicos da escola, como o saxofonista David Del Dono Filho. Numa das visitas ele se antecipou e comprou ele mesmo os doces para recebê-la.
Johnny era também apaixonado por cinema o que era visível em seu apartamento, com uma imensa coleção de filmes de todos os gêneros, que ocupava quase toda a sua sala. “É a minha diversão”, disse ele, pois não tinha muitos shows para fazer. No grande acervo notei exemplares dos antigos musicais americanos que ele curtiu quando descobriu o jazz.
Soubemos, tempos depois, de sua internação no Hospital Mario Covas, através do Dr. Milton Borrelli, um grande admirador do Johnny e, em seguida, numa casa de repouso em Santo André, quando a Célia também foi visitá-lo, levando-lhe doces e uma blusa de lã, pois estava muito frio. Como de hábito, ele a recebeu com muita atenção e carinho, sempre perguntando pelas crianças. Mas ele já estava com diabetes e disse: “Célia, a blusa eu gostei, mas os doces, infelizmente, você vai levar de volta”.
Johnny Alf morreu sem ter tido o reconhecimento que ele merecia, apoiado por alguns poucos amigos e admiradores, sem o glamour de outras estrelas da música popular brasileira, mas um compositor inesquecível, pelas melodias marcadas pela sofisticação e beleza harmônica. Era também um letrista de talento, como podem atestar canções como Eu e a brisa.
Quero crer que nos últimos momentos de sua vida, tenha vindo à sua mente a letra de sua mais famosa canção: “Ah! se a juventude que esta brisa canta, ficasse aqui comigo mais um pouco. Eu poderia esquecer a dor. De ser tão só, prá ser um sonho...”. Mas a brisa se foi e ficou apenas a dimensão dos sonhos. Johnny Alf morreu pobre, mas sempre apoiado por amigos e admiradores. Suas canções permanecerão vivas na memória dos amantes da boa música e continuarão influenciando as futuras gerações de compositores porque sua obra é imortal.

Renato Ladeia

Comentários

  1. Quando soube da morte do Jpohny me lembrei imediatamente da Célia. Não sabia que a relação de vocês com ele estava assim tão desenvolvida, mas isto são outros papos.
    Não se preocupem - Célia e
    Renato - o Johny sempre foi lembrado por poucos e será lembrado por sua sensibilidade e seu jeitinho tímido de ser.

    ResponderExcluir
  2. Li emocionado este artigo. Johnny Alf fez parte da minha vida desde a infância. Perdemos um verdadeiro sui generis. Brigadão, Renato. E obrigado aos Ladeia de Oliveira por terem amparado esse ídolo celestial em seus difíceis momentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã