Pular para o conteúdo principal

Jogava um pano legal em cima de mim ou uma singela homenagem ao Edson José da Silva, o Zéca

Era o casamento do filho de um amigo. Aí eu me pergunto: Com que roupa? Ponho a gravata ou não? Será que não ficaria um pouco exagerado ir de gravata num casamento e sem ser padrinho? Finalmente decidi colocar a gravata no pescoço meio envergonhado em usar uma roupa tão formal para encontrar com velhos amigos.
Chegando a igreja percebi que todos estavam vestidos com costume risca de giz, impecáveis. O meu terno, marrom escuro, que pensei estar muito chique, ficou obscurecido pela elegância reinante. Mas no meio da igreja, sentado muito a vontade, com uma camisa listrada e arregaçada nas mangas, estava o Zéca, desafiando o mundo. Até o filho, um adolescente de dezessete anos estava impecável. Ele optou por uma vestimenta trivial, despojada, ainda que elegante, como sempre.
Mas o Zéca é assim mesmo, detesta formalismo, detesta bares e restaurantes em que os garçons se vestem de pingüim e o chamam de doutor. “Não tenho nada contra os veados, mas detesto mesmo a veadagem”, costuma dizer quando percebe muita frescura, muito formalismo em algum ambiente.
Saímos da igreja e fomos para o bufê Maison Sei lá o quê. Aí o Zéca veio com essa: “Se eu soubesse como era o ambiente, assim, decente, jogava um pano legal em cima de mim”, um velho samba gravado pela Maria Bethânia. É claro que falou isso mais para colocar o samba na pauta da conversa. Mas ele nem sempre foi assim. Nos tempos de funcionário diligente e bem remunerado de uma grande multinacional alemã, era possível vê-lo com uma gravatinha que deixava na gaveta para receber alguma visita especial ou comparecer a uma reunião de última hora. Lembro-me também que em seu casamento, ele estava de gravata borboleta, um tanto estranho para a época. Aliás, este seu casamento, que terminou depois de pouco mais de vinte anos de união, é a nossa diferença, pois continuo convicto de que ele não me convidou para o enlace. Com certeza não foi por maldade, mas por não se preocupar com coisas pequenas. Imagino que ele se esqueceu e achou que eu ficaria sabendo pelos demais amigos e ficaria tudo certo. Que pena! Perdi uma boa festa, com leitão assado, daqueles com uma maça na boca, como lembra o nosso querido o Cabrunco.
Mas o nosso amigo, já no limiar do terceiro tempo, rompeu mesmo com os padrões burgueses de vestimenta e somente não foi de calção e camiseta por consideração ao dono da festa, um burguês gente boa, um sujeito finíssimo, como costuma se referir ao Pedrão, o pai do noivo. Mas não era para menos, pois serviu bons vinhos, whisky e champanha, além de um jantar para ninguém botar defeito e tudo para ver os amigos sorrirem de satisfação.
Foi aí que falei para o Zéca que era preciso ter pelo menos um paletó. Afinal de contas, no dia do juízo final, é preciso estar vestido a caráter, mesmo que seja pela última vez. A expressão abotoou o paletó, tem lá a sua razão de ser. Ninguém fala abotoou a camisa. Mas ele bem humorado, saiu com essa: “Se eu não tiver um, você me empresta e fica tudo certo e depois eu devolvo no paraíso. Assim, a gente marca um encontro numa das tardes da eternidade para tomar uma cervejinha e colocar a conversa em dia e quem sabe cantar um samba do Noel”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã