Pular para o conteúdo principal
As Isabellas são mais comuns do que se pensa.



A tragédia de Isabella Nardoni, longe de ser um caso excepcional em que o pai e a madrasta podem ter trucidado a garota, não é nada absolutamente novo em nossa sociedade. Somente nos últimos dias vieram à tona vários casos de crianças assassinadas, agredidas ou torturadas dentro de casa aqui e no mundo. Então por que tanta celeuma em torno do crime? Parece-me que o caso ganhou tanta projeção apenas por se assemelhar a um folhetim policial ou uma novela da Rede Globo. Todo mundo desconfia do casal, mas eles não confessam e alegam inocência. Ai gera a expectativa de que num determinado momento eles vão confessar o crime. Cria-se uma torcida e há inconscientemente o desejo de todos para que confessem publicamente que foram os autores da tragédia. A polícia faz aí o papel do mocinho que descobre todas as provas, mas a defesa e os suspeitos (os maus da novela) continuam negando e dissimulando. Fica a impressão de que os telespectadores ficam angustiados porque todos estão vendo os fatos e só a justiça e a defesa não consegue enxergar.
Ficam todos esperando a prova cabal em que os suspeitos vão assumir a culpa por estarem sem saída, sem argumentos. No momento da confissão ocorreria o gozo geral da sociedade que acompanha o caso. A prisão dos suspeitos não resolve o problema, porque não houve a expiação da culpa e sem isso, não há gozo possível. Fica um grito parado no ar, que não se concretiza, não se liberta. O gozo seria a catarse final, a libertação como processo apoteótico de espetáculo interativo, tipo “Você decide” ou o Big brother. Os apresentadores fazem suspense, anunciando que dentro de poucos instantes falará um psicanalista ou um perito criminal que dará informações importantíssimas sobre o caso. Mas qual o quê, nada de novo! As informações são repetitivas ou meras suposições que não levam a elucidação do caso.
Se acaso, o que considero pouco provável, surgisse alguém que viu ou que confessasse o crime, livrando o casal, o efeito também seria o mesmo. O gozo se daria através do choro emocionado de toda a sociedade que condenou alguém sem culpa. Só que aí a expiação seria dos expectadores e não dos criminosos, que seriam comuns, corriqueiros. Todos se comprometeriam em orações ou junto ao travesseiro que nunca mais condenariam ninguém sem provas definitivas (isso até o próximo espetáculo).
Se as coisas de fato ocorreram conforme os laudos indicam e que não houve tempo, nem motivo para o crime ter sido cometido por um terceiro ou por terceiros, não seria nada extraordinário, pois a família pode ser um lugar extremamente perigoso, principalmente para as crianças, que são frágeis e muitas vezes irritantes (principalmente as dos outros), que choram quando queremos dormir ou quando estamos vendo o nosso time preferido jogar ou durante um filme. Como nem todos têm a paciência de Jó ou chutam as paredes para não fazer nenhuma besteira, tragédias acontecem... As mães são, normalmente, mais tolerantes por força da própria biologia, mas não confiem muito, pois na semana passada uma delas jogou uma criança de três meses no rio para se livrar das responsabilidades maternas. Há uns quinze dias uma outra mãe prendia a filha com correntes na cama e a marcava com ferro quente. E atire a primeira pedra quem não levou uma surra de fazer xixi nas calças quando criança? Felizmente as surras deixam na maioria das vezes apenas marcas físicas ou psicológicas, mas um tapa de um adulto na cabeça de uma criança pode provocar uma tragédia.
Os outros mamíferos são muito interessantes quando observados sob a perspectiva de uma espécie superior que ainda imagino ser a nossa. Minha cadela teve filhotes os quais protegia com unhas e dentes contra as investidas do pai. A explicação funcional para esse comportamento, é que é comum o pai eliminar os filhotes machos por temerem uma possível concorrência, razão pela qual a mãe, instintivamente, reage agressivamente contra a mera aproximação do macho pai. Normalmente, os machos detestam os filhotes, mas aconteceu algo inusitado lá em casa; ao ter a oportunidade de se aproximar dos filhotes, o pai mostrou-se afetuoso com todos, inclusive os machos. Assim como no comportamento dos animais, as teorias não funcionam de forma linear e previsível. Podemos ser surpreendidos ao descobrir que pessoas estudadas e bem nascidas se revelam pais ou mães violentos contra os filhos ou vice versa, como foi o caso da Suzane que articulou o assassinato brutal dos pais. O ser humano é sempre uma incógnita; aliás, como todos os outros animais. Podemos ser cruéis ou generosos, tolerantes ou vingativos ou podemos ser tudo e nada disso. Somos todos, com certeza, caixas de Pandora, da qual pode tudo sair.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã