Pular para o conteúdo principal

CRISE GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA DO SUL

A crise na América do Sul, mesmo depois de ser apaziguada, ainda deixa algumas questões que precisam ser respondidas com urgência. Uma delas é porque o Hugo Chaves se apressou em ampliar o conflito para que ganhasse dimensões maiores do que realmente tinha. Uma das hipóteses mais veiculadas entre os comentaristas seria que Chaves precisa urgentemente de um fato novo para desviar a atenção sobre a crescente crise econômica na Venezuela. A velha tática de que um inimigo externo pode reduzir o impacto de inimigos intermos poderosos como a inflação em alta, desemprego, produção em declínio, enfim, descontentamento generalizado. Outra hipótese é que o caudilho venezuelano tem projetos muito mais ambiciosos do que pode pensar nossa vão filosofia. A guerra enfraqueceria o estado colombiano, deixando-o a mercê das FARC que poderia desencadear um processo revolucionário, destituindo o governo institucional de Uribe. Dessa forma, Chaves já teria dado o primeiro passo para a instituição da República Bolivariana, incluindo a Venezuela, Colombia e Equador. Fica faltando a Bolívia, que estaria desconectada do vice-reinado bolivariano. A saída poderia ser a reivindicação de forma mais contundente de parte do território brasileiro que o Morales considera pertencente ao povo boliviano, trocado por um cavalo pelo ditador de plantão.
Outra questão que merece resposta, é a presença de tropas das FARC em território equatoriano sem nenhum tipo de represália. Como admitir a presença de um acampamento com mais de cinquenta soldados com todo equipamento militar e de comunicação? O Equador é um estado de pequena dimensão, comparado com os demais países do entorno, o que tornaria fácil detetar e expulsar os invasores. A presença do grupo terrorista no Equador não é novidade e é bem possível que tenham tido o alvará do governo Correa.
Após o ataque, Rafael Correa se apressou em conseguir apoio político e diplomático dos países vizinhos para referendar sua decisão de transformar o episódio em uma profunda crise geopolítica. Felizmente Chile, Argentina e Brasil procuraram manter o bom senso, evitando colocar mais lenha na fogueira. Por que Correa não procurou resolver a crise exigindo do governo equatoriano respostas prontas sobre o problema e partiu para a retaliação verbal pura e simples? E as provas encontradas no acampamento que deixam visível a existência de relações políticas entre as FARC e os governos venezuelano e equatoriano? Pode até ser que essas provas não existam, mas e se existirem? Qual seria o tratamento que deveria ser dado pela ONU para governos que abrigam grupos terroristas que ameaçam um país vizinho em seu território? Não seria um atentado gravíssimo à soberania de um país vizinho?
E a Venezuela, realmente está empenhada na ação humanitária de resgate das vítimas de sequestro na Colômbia ou está simplesmente utilizando este fato para criar e justificar uma liderança continental? Qual é a explicação da corrida armamentista que está se processando na Venezuela? Apenas para defesa ou existem objetivos subreptícios?
Acredito que a crise é muito mais ampla do que parece. Questões de geopolítica com a exumação do cadáver do velho mito bolivariano pode  explicar esses movimentos, cada vez mais perigosos neste complicado jogo de xadrês. Será preciso muito mais do que habilidade política do governo brasileiro e sua assessoria diplomática. É preciso procurar enxergar além dos discursos recheados de velhas e superadas ideologias e tomar posições preventivas para evitar remédios amargos no futuro. O isolamento político de Chaves é essencial para o equilíbrio geopolítico da América do Sul e Central. Democracias estáveis da região como Brasil, Argentina e Chile podem dar o tom de um movimento para evitar maiores riscos para a estabilidade política.

Comentários

  1. Renato será que os EUA não estão aproveitando a "situação criada pela Colombia,alimentada pela Venezuela e Equador" para implantarem-se militarmente definitivamente na região amazonica ? É claro que as FARC fazem parte deste jogo sujo...de revolucionarios,nem o nome se salva.

    ResponderExcluir
  2. Não creio que o império americano teria este tipo de interesse no momento. Ocupações militares custam muito, muito caro. Para os americanos o mais interessante seria neutralizar o Chaves do que deixar alastrar um conflito militar na região, o que não seria nada interessante considerando a necessidade de fornecimento de petróleo venezuelano. O apoio à Colômbia tem um sentido ideológico sim, mas para evitar mais uma Cuba na América, mas não creio que vá além disso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã