Pular para o conteúdo principal

OS APELIDOS

O cronista Humberto Werneck, que está escrevendo uma biografia sobre o Carlos Drummond de Andrade, adiantou que o poeta colecionou durante sua vida, o registro de apelidos de escritores, jornalistas e intelectuais, talvez com a pretensão de publicar um dicionário de apelidos. Não deu tempo ou não quis, mas os originais estão na Biblioteca Nacional.

Quase todas as famílias brasileiras têm seus apelidos e suas histórias. Alguns apelidos são execrados pelas vítimas que fuzilam de ódio todo aquele que comete a indelicadeza de lembrá-los. Alguns acabam colando nas pessoas de tal forma que chegam a virar nome artístico, quando os portadores enveredam pelos meandros das artes. Muitos apelidos ou hipocorísticos vêm da redução dos nomes como Quim, de Joaquim, Ric de Ricardo, Mané de Manuel, Zé de José, Jô de João, Bia de Beatriz, Bel de Izabel, Nando de Fernando, Tião de Sebastião etc. Outros hipocorísticos, são mutilação dos nomes como é o caso de Zeca, de José; Quinzinho, de Joaquim; Mariquinha, de Maria; Janjão, de João; Chico, de Francisco.

Em casa, tínhamos também alguns apelidos. Minha irmã mais velha, cujo nome de batismo é Neusa, foi logo apelidada como Neusita pelo meu avô, usando um sufixo diminutivo.  De Neusita, virou Nesita. Até aí tudo bem, mas quando a Inezita Barroso se projetou com a famosa canção Lampião de Gás, começou a confusão. Quando ela passava o pessoal gritava: “Cadê o lampião?”. O ódio foi tamanho que mesmo entre nós, o apelido foi censurado ou esquecido.

Meu irmão João, ganhou logo depois de nascer na Fazenda São Vicente do Pau d’Alho, o apelido de Tuza, que foi uma corruptela de tatu, depois que uma das primas o comparou a um tatuzinho quando nasceu. O apelido pegou fundo e quando se aventurou pela escultura em madeira como hobby para relaxar do estresse dos computadores, assinava com o apelido.

Um caso engraçado é o de uma senhora chamada Irani, cujo apelido é o estranho “Cacetinho faz pau”, que segundo seu irmão, o sociólogo e escritor Moacir Pinto, ela ganhou no interior por causa de um mascate chamado Cacetinho, que frequentava a fazenda e repetia a expressão constantemente. Como a menina imitava o mascate, ganhou a longa alcunha e sofreu com a gozação.

Menos sorte teve um primo chamado Carlos Roberto, um auditor da Receita Federal, que recebeu a alcunha de Chôio, cuja origem nem imagino, pois seus pais já viajaram para a eternidade e provavelmente poderiam me socorrer. Um outro primo chamado Benjamim, depois do seu nome percorrer Benja, Benjo, Bejo e finalmente chegou ao Beijo, que carregou por toda a vida. Sua irmã Alzira, ficou como Lunga, que suspeito que tenha origem em uma planta medicinal que usou quando criança ao engolir uma moeda.  E por falar em calunga, tem o meu querido amigo o músico Carlinhos Kalunga, que nem ele mesmo sabe de onde veio o apelido Kalunga, que passou a ser seu nome artístico, substituindo o Gonçalves. Calunga na língua banto, significa tudo de bom.

Minha sogra Maria e seu irmão Ricardo, dois branquelos, são respectivamente Nega e Nego. Segundo consta no memorial da família, quando crianças, um dos dois chamou o outro de Nego ou Nega e a brincadeira pegou. Tia Nega, Tio Nego, Vó Nega... é como são conhecidos na família. Alguns sobrinhos nem sabem seus nomes de batismo.

No interior os apelidos, às vezes, chegam a ser mais importantes do que os nomes. Um inspetor do Banco do Brasil em Piedade, foi procurar um agricultor de nome Antônio dos Santos e constatou que nem a mãe sabia o nome de registro do filho. Depois de pensar algum tempo a senhora respondeu: “Ah! É o Toto do Titico, filho meu. Aqui gente não chama pela assinatura”.

Em espanhol os sobrenomes são chamados de apelidos e razão não falta para esse vocábulo, pois a maioria dos nomes de família se originam de apelidos por algum feito, profissão ou local de nascimento.

Mas os apelidos não são apenas para os humanos. Quando presenteamos um casal de amigos Ângela e Edélcio Thenório de Piedade com uma cadela pastor alemão de fino pedigree, eles a batizaram como Fugalha O nome era resultado do erro de outro amigo um pouco disléxico ao confundir fugalha com fagulha. Tempos depois, soubemos que a cadela passou a se chamar gaia. Mas gaia não era o nome grego do planeta Terra, longe disso. Como o povo de Piedade achou muito difícil pronunciar fugalha, a bichinha passou para fugaia e terminou com o apelido de gaia.

Encerrando o papo furado, conto a história de uma vaca holandesa importada, cujo nome de batismo era “Ingridsen Lander”. Como os empregados não conseguiam gravar o nome, o fazendeiro fez uma placa e a pendurou no pescoço da vaca. Tempos depois perguntando sobre a vaca, o peão não sabia qual era. Depois de boa explicação, ele acabou se lembrando: “Ah! O senhor está falando da tabuleta”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã