JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Um dos maiores poetas
brasileiros, rigoroso na técnica de construir versos trabalhando o sentido das
palavras de forma fria e pragmática. O canavial, o melado e o açúcar corriam no
seu sangue. Pernambucano da zona açucareira, cresceu observando os mares verdes
de cana. Consta que Cabral não gostava de música. Dono de uma enxaqueca
vitalícia, tomou milhares de comprimidos para amenizar a dor e escrever seus
versos. Era um sofredor. A música devia lhe torturar a caixa craniana e por
isso, talvez, o desprezo por essa arte.
Por azar ou por sorte, teve seu Auto
de Natal pernambucano: Morte e Vida Severina, musicada por um compositor quase
adolescente, o Chico Buarque, e tudo por insistência do amigo dramaturgo e
psicanalista Roberto Freire que queria apresentar o Auto num festival em Paris
onde acabou sendo premiado. Nunca se
soube se gostou ou não gostou da peça musicada. Quando perguntado sempre
respondeu com evasivas. Amigo de Vinicius de Moraes, o criticava por ter
abandonado a poesia pura e se dedicado à música popular. Arnaldo Jabour conta
em uma de suas crônicas que presenciou Cabral cutucando o amigo Vinicius por causa
de canções como “Garota de Ipanema” e “Na Tonga da Milonga do kabuletê”. Mas o
velho Vinicius não se incomodava e preferia as canções que o povo cantava do
que os poemas que quase ninguém lia.
Cabral além de não gostar de
música, tinha outro defeito a meu ver. Detestava a obra do poeta lusitano
Fernando Pessoa. Considerava-o responsável pela agonia da poesia. Não poupava
nenhum dos heterônimos, pois segundo ele, Pessoa influenciava negativamente
vários poetas, incluindo Drummond no final de sua vida. Os
seus versos derramados e sentimentais eram, para ele, um desserviço à poesia.
Para Cabral a poesia era algo racional, com versos construídos como um
engenheiro calcula a estrutura de um prédio, sem emoções. Em seu poema O Engenheiro,
ele compara a engenharia com a poesia, geometrizando, buscando a exatidão da
linguagem. Poesia para ele era fruto do trabalho paciente, lúcido.
Conheci João Cabral pessoalmente
em São Paulo, em 1968, quando esteve presente num avant première da peça “O
& A” escrita e dirigida por Roberto Freire, no teatro TUCA. Depois da peça,
teve uma noite de autógrafo do poeta, mas eu estava sem dinheiro para comprar o
seu livro Poesias Completas, lançado na época. Com os trocados que tinha no
bolso, comprei um livreto de ”Morte e Vida Severina” por insistência do amigo
Tomás Padovani com quem fui ao evento. Enfrentei
a fila todo envergonhado em pedir um autógrafo para o escritor. Enquanto
esperava, ouvi outros estudantes perguntarem o que ele achava da situação
política no Brasil (Estávamos em uma ditadura) e ele respondia sempre: “Não
sei, pois estou morando fora do país há muito tempo e não tenho acompanhado as
notícias do Brasil”. É evidente que mentia, pois era funcionário público
(cônsul em Barcelona) e temia o aparelho repressivo do Estado. Nos autógrafos
ele se limitava a assinar seu nome completo em todos os livros, riscando seu
nome impresso. Chegou a minha vez e ele antes de assinar me olhou como quem
pensava “como esse pirralho se atreve a me pedir o autógrafo num livreto”. Sua
expressão era de quem estava com dor de cabeça. Já sabia disso, pois havia lido
sobre ele numa revista e naquela época, também, sofria com uma cefaleia quase
diária. Cumprimentei-o longamente e agradeci o autógrafo.
Sempre que via o livro do João
Cabral nas livrarias folheava, lia um ou outro poema e desistia de comprar,
sempre arrependido de ter o autógrafo do poeta em um livreto que às vezes
desaparece em minha estante ou em alguma gaveta. Muitos anos depois ganhei, como presente de
aniversário, o livro que não pude comprar na época, de um velho amigo,
professor de literatura, que escreveu a dedicatória: “Ao amigo sociólogo que tem
seu it de poesia”.
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