Pular para o conteúdo principal
UM FUTURO JORNALISTA

Estava com quatorze ou quinze anos quando decidi que seria jornalista. Por quê? Achava o máximo sentar diante de uma máquina de escrever (das antigas), fumando Mistura Fina (o cigarro do meu pai) e prevendo o futuro político do país numa redação repleta de grandes cabeças pensantes.
Com esse futuro planejado fundei com o Tomás Padovani, um ex-seminarista, colega de classe, o meu primeiro jornal, que em verdade era um mensário, pois jornais devem ser publicados todos os dias (giorno). O nome era H.Zetinha e foi sugerido pelo Tomás. Publicamos poesias, curiosidades e entrevistas com professores. A primeira entrevista foi com a professora de português, Da. Takiko, uma nissei tímida e reservada e foi difícil tirar alguma coisa dela. Confesso que fui agressivo por ela não responder a maioria das questões propostas, mas depois me arrependi e pedi desculpas. O outro entrevistado foi o professor de História, Josué Augusto da Silva Leite que falou sobre tudo, menos sobre o que gostaríamos de saber. O H.Zetinha durou apenas três longos meses, pois a direção do colégio achou melhor acabar com a brincadeira, pois ficou com medo da ditadura. Onde já se viu estudantes ginasianos publicando jornal?
A outra experiência foi no segundo grau, mas em outro colégio. Desta vez assumi sozinho a empreitada e, felizmente, a saudosa diretora Da. Lucia Jorge Abdalla era uma mulher de visão, aberta a qualquer tipo de discussão com os alunos. Por via das dúvidas ela encarregou a professora de língua e literatura portuguesa, Hamide Assain José como responsável (leia-se censora). Mas a Hamide não estava nem aí e deixava rolar. Quando alguém comentava alguma coisa ela dizia: “Eu sou educadora e não censora”.  O Praxe era uma revista de variedades, com entrevistas com professores, alunos, piadas, poesias, artigos de fundo etc. Teve vida longa, uns dois anos e era impresso no mimeografo da própria escola, com distribuição para todos alunos.
O Praxe era lido religiosamente pelo jornalista Carlos Clementino Lacerda, namorado da professora Hamide. Ele sempre elogiava o jornal e acreditava que eu tinha talento (às vezes mesmo pessoas sérias se enganam) e me aconselhou a não ser jornalista, pois o ambiente era muito pesado para um jovem. Havia muita competição, intrigas, fofocas e as pessoas bebiam muito e rolava muita droga.
O resultado foi que abandonei a “promissora” carreira e fui fazer Letras, pois sempre tive muito interesse por literatura, mas logo abandonei o curso e fui para as Ciências Sociais.  Foi na faculdade que me envolvi com o primeiro jornal no ensino do terceiro grau. Saiu apenas um número e cheguei a ser ameaçado por um segurança por causa de um artigo irônico que escrevi sobre a repressão na escola. A ilustração da matéria ficou por conta do Pedro Luiz Montini, meu colega de colégio que tinha um excelente traço, mas virou Meteorologista.  Depois, já como presidente do diretório acadêmico, fizemos outro jornal, “Coesão”. As atividades do diretório me ocupavam muito e quem tocava o jornal era mesmo o Edélcio Thenório, um desenhista de primeira que fazia as ilustrações e a diagramação. O Zeca cuidava especialmente de entrevistas com compositores populares, como Adoniram Barbosa, Luiz Vieira entre outros. E tinha ainda o Milton Eto, que fazia a revisão e escrevia sobre cinema.  Eu escrevia o editorial e um ou outro artigo. O jornal foi publicado durante toda a nossa gestão e considerando aqueles tempos sombrios, até que durou muito. Já calejado pelas aventuras políticas, evitava temas muito polêmicos. A saída era publicar artigos e entrevistas sobre cinema, música popular, literatura etc., passando longe das questões políticas.
Enfim, contei um pouco da história de um menino que amava os Beatles, Rolling Stones, Noel Rosa, Tom Jobim, Milton Nascimento entre outros e que queria ser jornalista. Mas a vida o levou para outros caminhos e hoje ele é apenas um professor universitário, mas ainda tem pesadelos numa sala de redação com problemas de censura e fechamento da última edição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã