Pular para o conteúdo principal
OS JAPONESES
O extremo oeste de São Paulo foi a última área de expansão agrícola do Estado. No final dos anos vinte do século passado os índios e posseiros foram expulsos para darem lugar aos imensos cafezais, que mesmo com a crise de 1929, ainda representava a possibilidade de riqueza para os imigrantes que lá se estabeleceram. Grandes hordas de japoneses, italianos, espanhóis, portugueses e migrantes de outras regiões do Brasil ocuparam a região como trabalhadores diaristas, meeiros, parceiros, pequenos e grandes proprietários.

O filme da cineasta Tizuko Yamasaki, Gaigin, retratou fielmente a vida de muitos colonos japoneses em São Paulo que foram explorados por fazendeiros inescrupulosos que se aproveitavam das dificuldades da língua e diferenças culturais do povo do Sol Nascente, instituindo uma semiescravidão. Mas esse problema não foi generalizado e esse povo trabalhador, obstinado e disciplinado se integrou bem em várias regiões, como a da Noroeste Paulista, progredindo e muitos se tornaram proprietários de terras, comerciantes e empreendedores.
Foi lá que meu pai, com vinte anos e solteiro, conheceu Ishiso Matsuo, com quem fez uma duradoura amizade, trabalhando juntos e também se divertindo. Ishiso falava muito mal o português e se apaixonou por uma moça brasileira de origem espanhola. Não havia como dialogar com a moça e o relacionamento não andava. A colônia japonesa em Valparaiso encheu a cidade e belas jovens circulavam por lá e meu pai acabou por se apaixonar por uma moça japonesa, a Mitico, mas também tinha dificuldades em estabelecer uma conversa. Daí surgiu um trato entre os dois. Meu pai ensinaria português para o Ishiso e ele o japonês para o meu pai. Como meu pai havia aprendido tocar sanfona como autodidata graças ao ouvido privilegiado, em pouco tempo já conseguia ter uma conversa trivial com a Mitico, passando a frequentar a casa da moça. Infelizmente Ishiso não conseguiu compreender quase nada do idioma de Camões e o seu namoro não foi em frente.
O namoro do meu pai foi em frente e o próspero pai da Mitico já havia amealhado um bom capital para comprar umas terras no Paraná. Como ele era um jovem forte,  trabalhador e muito esperto a família da jovem decidiu que eles se casariam e iriam para o Paraná para abrir uma fazenda.  Como o Japão fazia parte do eixo com a Alemanha e Itália, muitos japoneses ainda acreditavam que o Japão não havia perdido a guerra, realidade retratada no livro Corações sujos, os amigos do meu pai o alertaram sobre o perigo de se isolar no Paraná numa região dominada pela colônia. O medo falou mais alto e não houve casamento. A  desconsolada Mítico foi solteira para novas fronteiras e meu pai continuou sendo convidado para tocar nos bailes pelo interior adentro e ganhando a vida com serviços de carpintaria e caixões fúnebres, esses muitas vezes gratuitos, pois não cobrava de pessoas muito pobres.
Para minha sorte, ele conheceu a cunhada de um abastado fazendeiro, chamada Itanina, que alfabetizava colonos,  lia suas cartas e gostava de cantar e de declamar poesias.  Assim, Manoel se casou com a filha do Seu João, um culto farmacêutico autodidata, que fazia comprimidos fitoterápicos, tocava viola e sabia o que acontecia pelo mundo afora e da dona Theó, uma costureira, que tocava harmônica. Assim, ele se casou com a Ita, que não havia entrado na história e com isso eu nasci e acabei por escrever esta modesta crônica.


Fotografia: da esquerda para a direita Antonio, primo do meu pai, meu pai, seu irmão Francisco e  Ishiso. Combinaram de tirar uma fotografia, mas o Ishiso não encontrou uma gravata igual às dos demais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã