Pular para o conteúdo principal

MEL, DOCE MEL

Quem não gosta de mel? Se não gosta deve ser diabético ou não tem glândulas gustativas. Eu gosto de mel e adoro saborear os favos. Meu falecido amigo apicultor e poeta Paulo Duarte, além de me fornecer mel trazia também os favos cortados em pequenos cubos. Era supimpa. Depois de ter passado alguns meses nos porões da ditadura, onde foi barbaramente torturado, resolveu usar um sitio da família para se dedicar às abelhas. Ficava feliz em observar o trabalho dos bichinhos fabricando mel, própolis e cera, com sua rígida divisão do trabalho social. Confessou-me que chegava a sonhar com a sociedade humana organizada como as abelhas. Eu sempre repetia: muita organização é totalitarismo meu amigo. Ele ria e tentava me convencer do contrário.

Naqueles tempos em que frequentava nossa casa, surgiu do nada no jardim, uma colmeia de jatai. O Paulo tratou de estudar uma forma de domesticá-las, já que as abelhas nacionais são, em geral, pouco laboriosas e nada disciplinadas como as africanas e europeias. Ele construiu uma casinha estruturada de forma que fosse possível retirar o mel de jataí, que dizem ter propriedades medicinais.  Não deu certo. A colmeia ficou totalmente bagunçada, pois elas desconstruíram toda a engenharia que o Paulo elaborou para domesticá-las, fazendo entradas e saídas para todos os lados. Mas tempos depois o próprio Paulo me alertou que a jataí, apesar do delicioso mel, visitava fezes de animais o que tornava o mel um perigoso transmissor de doenças. Nunca consumimos o mel de Jataí, mas elas ficaram por um bom tempo em nosso quintal aproveitando as nossas flores e as da vizinhança até que sua inimiga natural, as formigas, as descobriram. O enxame partiu para outra freguesia ou foi totalmente devorado pelas também organizadas formigas.

O Paulo foi atropelado logo depois que saiu da prisão, ficando paraplégico. Sua energia e resiliência eram formidáveis. Circulava pela cidade e o sítio de carro com uma cadeira de rodas no porta-malas e se virava sozinho, sem precisar de ajuda nos seus deslocamentos.  No fim, com a mobilidade reduzida decidiu abandonar a apicultura se dedicando a outras atividades até a sua morte prematura.

Outro apicultor que conheci foi o Nelson Borghi, que tinha a alma caipira e uma criação de abelhas em um sítio em Camanducaia conseguindo uma boa produção, que ajudava no seu orçamento de aposentado. O Nelson tinha uma teoria estranha. Ele explicava que as abelhas nativas produzem pouco porque no Brasil temos floradas o ano todo e por esta razão não se dão ao trabalho de estocar mel e pólen, já que algumas plantas desabrocham suas flores em plena estação do frio. Ele usava isso para explicar que os brasileiros do interior são indolentes como as abelhas nacionais pela mesma razão. “Pra que trabaiá se tem cumida o ano inteiro?” E cantarolava a música de “Papo pro ar” do Joubert de Carvalho “Se tenho na feira, feijão, rapadura, pra que trabaiá?” E assim, as nativas produzem para o gasto e nada de acumular para o porvir.

Por outro lado as abelhas europeias que aqui se estabeleceram por conta dos jesuítas no século XVIII, sofreram um revés com a chegada das africanas, muito agressivas e com maior produtividade. Um pesquisador da USP trouxe algumas colmeias da África para pesquisa e por acidente escaparam algumas rainhas e se espalharam pelo Brasil afora. Depois de alguns ataques fatais elas foram se acalmando ao se miscigenarem com as europeias, reduzindo a agressividade. Com os desmatamentos e a destruição do nosso ecossistema, as abelhas nacionais como Arapuá, Jataí, tiúba, jandaíra, uruçu, iraí, mirim-preguiça, mandaçaia, mirim-guaçu entre outras, sobre cujos nomes o meu amigo Nhô Dedo Thenório de Piedade é capaz de dissertar horas a fio com a sua sabedoria sobre a natureza, estão perdendo a competição. Aliás, o velho Thenório fez uma providencial correção: É a Arapuá, abelha nativa sem ferrão, que usa as fezes para construir sua colmeia, corrigindo uma informação errônea do Paulo Duarte. De qualquer forma as abelhas nativas estão desparecendo e as mestiças estão se tornando hegemônicas em nossas paragens, adoçando os nossos lábios e corações.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã