Pular para o conteúdo principal


MARIA DOMITILA, A NOSSA ANNA BOLENA.

Quando li o romance histórico A marquesa de Santos com quinze ou dezesseis anos, fiquei espantado com o nosso primeiro imperador.  No dia da Independência despachou o seu ajudante de ordens para marcar um encontro com a Maria Domitila, uma bela moça separada do marido e pertencente a uma tradicional família paulista. Ficou apaixonado e sempre que podia, arranjava uma desculpa para vir até a pauliceia para rever a amante.
Como a viagem a cavalo do Rio a São Paulo levava quase uma semana, resolveu levá-la para a corte com toda a família. Para isso adquiriu a chácara dos Porcos, que ficava a uma hora da residência imperial. Não demorou muito para Dom Pedro colocá-la como dama de companhia da imperatriz Leopoldina, que sem dúvida deve ter ficado p. da vida. Em seguida o pai, o Coronel João de Castro Canto e Mello virou barão, dando status de nobreza a toda a família.
Ela também foi agraciada com o título de Baronesa de Santos de depois Marquesa, uma homenagem sacana ao Ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, cuja família era de Santos. Bonifácio era um crítico do comportamento do imperador, fazendo o papel semelhante ao de Thomas Morus, intelectual inglês e conselheiro do Rei Henrique VIII, que orientava o rei para evitar desvios de comportamento.
Como Henrique Tudor, Dom Pedro reconheceu como legítima uma filha de sua amante, que recebeu o título de duquesa de Goiás. Menos cruel do que o inglês, nosso fogoso imperador limitou-se em desprezar a esposa, humilhando-a na corte. De saúde frágil morreu jovem, deixando um filho herdeiro. Era a oportunidade da nossa Anna Boleyn para oficializar o relacionamento com o imperador.
Mas Dom Pedro preferiu seguir as formalidades monárquicas e tratou de procurar outra esposa na Europa. Isso prova que ele era bem mais pragmático do que o Tudor. Maria Domitila não foi acusada de traição ou decapitada, mas foi despachada para sua terra natal onde passou o resto da vida no ostracismo. Em tese, pois casou-se com um nobre paulista, o Tobias de Aguiar e reinou na sociedade paulistana e teve mais uma penca de filhos. Virou uma lenda e até hoje muita gente acredita que ainda teve tórridos encontros com o imperador no museu do Ipiranga, que na época, ainda não existia.
Dom Pedro casou-se por procuração com uma bela nobre italiana e tentou manter o trono, mas sem sucesso. Entre ficar e ser deposto pela antecipação da república, preferiu deixar o filho, ainda bebê, como herdeiro e retornar a Portugal e restaurar o trono para sua filha, casada com dom Miguel, seu irmão.

Assim, a história de Anna Boleyn ou Bolena, também chamada de Ana dos Mil Dias, guarda grandes semelhanças com a nossa Maria Domitila, pelo seu charme, sensualidade, esperteza e família interesseira, que seduziu e manteve o imperador sob o seu controle por um bom tempo e só não virou imperatriz por causa da forte oposição na corte e no parlamento.  

Comentários

  1. Bela síntese do romance de Paulo Setúbal, Renato. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela leitura Brandão. A crônica sobre Piedade não está publicada por algum lapso meu. Grande Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã