Pular para o conteúdo principal

ITANINA LADEIA: BREVE RETRATO DE UMA MÃE QUE PARTIU



Nascida em Buenópolis, MinasGerais, era ainda criança quando a família mudou-se para o Rio de Janeiro e depois para Araçatuba, São Paulo.  Gostava de cantar e declamar versos, principalmente religiosos. Era católica praticante, ia à missa toda semana, mas permitia-se algumas escapadelas aos centros espíritas, principalmente na casa da dona Nésia, uma simpática vizinha russa, amiga da família. Era uma grande contadora de histórias, muitas das quais são inesquecíveis. Seus avós, coronéis escravocratas falidos no século dezenove, deixaram apenas as histórias que ela contava para os filhos. Sentávamos todos em sua cama para ouvir os contos de fada e histórias da família.  A família passou por muitas dificuldades, pois seu pai, que apesar de culto e bem informado sobre tudo o que acontecia no mundo, não se adaptou a nenhuma profissão que exigia rotina, horário fixo e chefe. Foi professor primário, delegado, juíz de paz e finalmente farmacêutico prático. Aos doze anos ela já estava empregada em um laticínio, trabalhando como faturista para custear seus estudos, que infelizmente não conseguiu concluir. Com a morte prematura da mãe e o pai doente, foi morar na fazenda de uma irmã mais velha. Lá ajudava os colonos a escreverem cartas para seus parentes de longe. Quando recebiam suas cartas a procuravam para que ela as lesse. Eram cartas de Portugal, Espanha e de outras regiões do Brasil.
Em matéria de música era eclética, apreciando desde os caipiras de raízes como Tonico e Tinoco, Torres e Florêncio entre outros até os clássicos da MPB como Joubert de Carvalho, Noel, Francisco Alves etc. A música sempre esteve presente em sua casa, pois seu pai arranhava uma viola e a mãe se defendia no acordeon.  Mulher independente e lutadora, nunca esperava que as coisas caíssem do céu. Contava que quando criança quase fugiu com um circo que passou por sua cidade, pois lhe convenceram que poderia cantar nos espetáculos. Era divertida e brincalhona, gostando de pregar peças nos amigos e vizinhos. Aprendeu a ler cartas com uma cigana e divertia suas amigas lendo o futuro, séria como se fosse uma verdadeira cartomante. Quando alguém se propunha pagar-lhe pela leitura das cartas, recusava-se por considerar um pecado mortal.
Arregaçava as mangas e ia à luta, para si ou para os que necessitavam, não importando cor, origem ou condição social. Um dia, quando criança, ao levantar, encontrei um garoto vizinho, muito pobre, dormindo no sofá de casa. Minha mãe, ao chegar em casa a noite, o encontrou dormindo em nosso terraço, pois a mãe dele não o deixara entrar em casa. Ela não teve dúvidas e o acolheu, deixando para o dia seguinte um sermão na mãe desnaturada.
Nos anos cinqüenta nosso bairro em São Caetano do Sul, era carente de recursos e era ela quem socorria os vizinhos aplicando injeções ou fornecendo algum medicamento de emergência. Quando morria alguém, ela estava sempre a postos para lavar os defuntos e vesti-los sem nenhum constrangimento. Bem mais tarde, habilitada como motorista, colocava a sua Brasília a serviço de quem necessitava, levando as pessoas aos médicos e hospitais.  Aliás, como motorista tornou-se famosa no bairro, pois era um grande risco passar perto dela. Com seu primeiro carro, um fusca, bateu em todas as laterais e para lamas. Apesar das broncas do marido e dos filhos, não desanimou e continuou provocando alvoroços no trânsito da cidade.
Gostava de proteger os velhinhos e um deles, nosso vizinho, um italiano chamado Antonio Piffer, passava todos os dias lá em casa para um cafezinho. Ela podia estar até o pescoço de trabalho, mas parava para fazer e servir um café para o Nono e tirar um dedo de prosa. Um dia ele teve uma discussão com a nora e resolveu ir para nossa casa, pois considerava minha mãe como uma filha. Infelizmente a aventura do Nono não durou muito, pois sua família foi buscá-lo no final do dia. Ficamos todos tristes pois já estávamos adorando ter um avô em casa e as histórias que ele contava da sua Itália.
Quando viúva assumiu a incumbência de lavar e vestir o corpo do marido e de nada adiantou dizer a ela que a funerária cuidaria de tudo. Acreditava que só as mulheres fracas não tinham coragem de fazê-lo. Tempos depois, ao ser avisada de que seu filho mais novo havia falecido, chorou alguns minutos e em seguida levantou-se, altiva como sempre foi, e disse: “Se morreu, vamos enterrá-lo e orar por sua alma”.
Nos últimos anos sua memória começou a definhar, mas ainda conseguia se recordar dos versos que aprendera na infância. Há uns cinco anos comprou um caderno e resolveu escrever as suas memórias, mas logo nas primeiras páginas  desistiu porque já não conseguia lembrar como escrever algumas palavras. Com cataratas, resolveu fazer a cirurgia e como o convênio médico não pagava a lente, achou um absurdo e resolveu operar num hospital público. No dia seguinte estava cega do olho esquerdo. Abateu-se por alguns dias, mas logo depois estava novamente na luta e foi com muito custo que conseguimos convencê-la de que seria muito perigoso continuar dirigindo com apenas um olho e ainda não sendo uma boa motorista.  E foi com lágrimas nos olhos que concordou em vender a sua Brasília, que comprara zero km e que estava, depois de vinte anos de uso, com apenas 20 mil km rodados. Com apenas um olho e com catarata, não desistiu de operá-lo, mesmo os médicos aconselhando-a não fazê-lo, em razão do histórico. Como não houve meios de convencê-la, procurei um dos melhores especialistas para fazer a cirurgia com o mínimo de risco. Felizmente deu tudo certo.
Tinha grande orgulho de ser, acreditava, a única Itanina no Brasil, um nome de origem italiana que seu pai descobrira numa revista nos anos vinte. Apesar de ser um bonito  nome, permaneceu único na família. Mas todos a conheciam por Ita. Quando chegaram os netos, vaidosa, recusou-se a ser chamada de avó. Preferia apenas Ita, que a seu ver era mais simpático, mas sua primeira neta, Maria Lúcia, preferiu inovar e resolveu chamá-la de madóca.
Defeitos, ela tinha lá os seus. Falava o que pensava sem se preocupar com os efeitos que isso provocava nas pessoas.  Era  econômica até ao exagero, gastando com muita parcimônia cada centavo que ganhava. Para ela nada devia ser desperdiçado e pensando assim, reciclava todas as roupas da família. Doces e guloseimas só os  feitos  em casa. “Doces de bares e padarias não prestam e custam caro”, dizia sempre. Mesmo não sendo uma hábil cozinheira, preparava um delicioso arroz doce com canela. Seu bolos, apesar de simples, eram saborosos e as porções eram sempre generosas. Itanina, eternamente.

Comentários

  1. Mais uma belíssima crônica, Renato. Essa com envolvimento afetivo ainda mais direto.
    Parabéns.
    A Ita deve estar orgulhosa do filho cronista.
    Grande abraço,
    Zéca

    ResponderExcluir
  2. Renato,

    Também li a sua carinhosa crônica que conta a saga de sua mãe que partiu.

    Também perdi a minha há dois anos atrás. Sofreu muito e sofremos todos nos seus últimos 5 anos com Alzheimer...Foi morrendo aos poucos...

    Devemos nos conformar, cientes de que nosso dia também chegará ! Embora bem lá pra frente, espero...Definitivamente, temos muita lenha para queimar....

    Por essa razão, como sua mãe, também devemos nos mostrar pacientes e solidários aos próximos...É virtude que ajuda a deixar boas lembranças...

    Meus sentimentos !

    Um abração !
    Michele Lapicirella

    ResponderExcluir
  3. Caro Renato, Dna. Ita deve estar contanto suas historias em algum lugar. Que DEUS o ilumine e lhe dê muita luz para teu conforto e de sua familia.

    Fiquei triste mas é a vida.

    um abraço do amigo Sergio Diorio

    ResponderExcluir
  4. Renato, primeiro, meus sentimentos!
    Crônica gostosa como arroz doce!
    Cheia de sentimento, alegria e saudade. Como ela gostaria que fosse.
    Grande abraço,
    Roberto.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo Renato Ladeia. Que retrato lindo da sua MÃE ITA. Que simpatia que ela era. Dá pra perceber pelo belíssimo relato crônico do seu filho. Me senti um amigo dela, bem antes. Muito antes. Nos desígnios de Deus, ela deve estar muito confortável.

    Grande Abraço para todos

    ResponderExcluir
  6. Meu querido amigo Renato Ladeia. Que retrato lindo da sua MÃE ITA. Que simpatia que ela era. Dá pra perceber pelo belíssimo relato crônico do seu filho. Me senti um amigo dela, bem antes. Muito antes. Nos desígnios de Deus, ela deve estar muito confortável.

    Grande Abraço para todos

    Sinésio Dozzi Tezza

    ResponderExcluir
  7. Tio Renato, gostei muito da crônica sobre a Madoca. Lembro-me também de algumas histórias que ela contava, algumas engraçadas outras tristes...Mas gosto mesmo de lembrar dos momentos felizes que eu passava com ela e com o Padoca, momentos estes que sempre estarão no meu coração. Maria Lucia.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo17 de julho de 2012 09:02
    Querido "mano velho",acabei de ler a crônica sobre a mamãe, e você a descreveu exatamente como ela era.Fiquei muito emocionada, porque me levou a infância e juventude, lembrei-me das histórias que ela contava,da sua autenticidade.
    Eramos felizes e unidos apesar das dificuldades.
    Mamãe estará sempre em nossas lembranças e corações.Como sempre você traduz sua emoções em belas palavras.Te amo.
    Sua mana velha, NEUSA.

    ResponderExcluir
  9. Tio, você acabou de nos apresenta a origem da sua força. Um texto com uma uma carga de emoção que não tem como não se emocionar. Obrigada por dividir conosco essa emoção, esse carinho e esse afeto.
    Só uma perguntinha...esse afeto que não é contido vem dela?? Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Roberto,pode se ler sem se emocionar?O que tenho a lhe dizer é que você teve a graça de ser bem nascido e educado por esta pessoa maravilhosa,cujos valores foram tão bem descritos e reforçados por aqueles que aconheceu.Parabéns pelos valores que provavelmente lhes foram transferidos a todos vocês filhos por esta maravilhosa criatura.Orgulho-me por fazer parte de uma família cujo membro se foi,deixando um rastro de dignidade e determinação.Abraços da prima Neive Ladeia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FLORAS E FLORADAS

Você conhece alguma Flora? Eu conheci uma, mas não tenho boas lembranças. Ela morava no interior de São Paulo, na pequena Lavínia, minha terra natal. Era a costureira da minha prima e madrinha. Eu ainda era muito criança, mas ainda tenho uma visão clara de sua casa isolada, que ficava no final de uma estrada de terra, ao lado de um velho jequitibá. Era uma construção quadrada, pintada de amarelo e com muitas janelas. Pela minha memória, que pode ser falha, não me lembro de flores em seu quintal. Será que a Dona Flora não gostava de flores? Fui algumas vezes lá com a minha prima, para fazer algumas roupas, numa época em que passei alguns meses em sua companhia. Dona Flora era uma mulher madura e muito séria, que me espetava com o alfinete sempre que fazia a prova das roupas que costurava para mim. Foram poucas vezes, mas o suficiente para deixar uma lembrança amarga da costureira e do seu nome. Mas hoje Flora me lembra a primavera que está chegando e esbanjando cores apesar da chuva

JOSÉ DE ARRUDA PENTEADO, UM EDUCADOR

Num dia desses  visitava um sebo para passar o tempo, quando, surpreso, vi o livro Comunicação Visual e Expressão, do professor José de Arruda Penteado. Comprei o exemplar e pus-me a recordar os tempos de faculdade em que ele era professor e nosso mentor intelectual. Era uma figura ímpar, com seu vozeirão impostado e uma fina ironia. Rapidamente estreitamos contato e nas sextas-feiras saíamos em turma para tomar vinho e conversar. Era um dos poucos professores em que era possível criticar, sem medo, a ditadura militar. Penteado era um educador, profissão que abraçara com convicção e paixão. Seu ídolo e mestre foi o grande pedagogo Anísio Teixeira, que ele enaltecia com freqüência em nossos encontros semanais. Defendia um modelo de educação voltado para uma prática socialista e democrática, coisa rara naqueles tempos. Depois disso, soube que estava coordenando o curso de mestrado em Artes Visuais da Unesp e ficamos de fazer contato com o ilustre e inesquecível mestre. Mas o tempo
O DESAPARECIMENTO DE SULAMITA SCAQUETTI PINTO E já se foram sete anos que a Sulamita Scaquetti Pinto desapareceu. Não se sabe se ela estava triste, se estava alegre ou simplesmente estava sensível como diria Cecilia Meirelles.  Ia buscar o filho na escola e foi levada por outros caminhos até hoje desconhecidos. Ninguém sabe se perdeu o rumo, a memória, razão ou a vida. Simplesmente, a moça bonita, de belos olhos azuis nunca mais foi vista.          Os pais, os amigos e os parentes saíram pelas ruas perguntando a quem passava, mostrando a fotografia, mas ninguém viu. Alguns diziam que viram, mas não viram ou apenas acharam que era ela, mas não era. Participamos dessas desventuras quando tiveram notícias de que uma moça com a descrição da Sula havia aparecido num bairro distante. Era triste ver os pais desesperados por uma notícia da filha, com uma fotografia na mão, lembrando da tatuagem nas costas, dos cabelos loiros, dos olhos azuis, mas como de outras vezes, voltaram de mã